sábado, 3 de agosto de 2013

Ler é bom, mas dá um sonooooo...

Foto: Curta nossa Fan page... o divã é todo seu, divulgue!
http://www.facebook.com/pages/Sigma-Freud-Psican%C3%A1lise-de-Buteco/278612632242763

IDENTIFICAÇÃO PURA!!!
Quantas foram as vezes em que você abriu um livro e começou a sentir sono? Você luta, tenta manter os olhos abertos, continua lutando e por fim desiste. Dessa luta você já sabe quem será o vencedor: o sono. Mas calma, a culpa não é sua nem tampouco do livro que você está lendo. Conheça algumas causas desse sono ao ler um livro e saiba como evitá-lo.


Posição

Sim, a posição influencia e muito a sua leitura. Quando você adota a postura de ler deitado ou apoiado em algo macio, seu corpo começa a relaxar e, para dormir, precisamos exatamente disso. Por esse motivo, quando começar a ler, tente ficar em uma postura correta, de preferência sentado e com postura ereta. Esse simples jeito certo de sentar já vai fazer muita diferença.



Horário da leitura

Qual é o horário que você costuma ler um livro? Aposto que muitas pessoas diriam - Antes de dormir!
Exatamente antes de dormir você está com a mente cansada de um dia todo de atividades e, como se não bastasse, isso a melatonina, substância responsável por regular o sono, começa a ser liberada à medida que o ambiente fica mais escuro. Resumindo, ler antes de dormir pode te dar muito sono!


Como resolver o sono?

Simples, mude seus hábitos. O primeiro é em relação à postura. Tente sentar o mais ereto possível para não se acomodar e cair na tentação do sono. E a segunda é mudar o horário de leitura, ao invés de ler toda noite antes de dormir, porque não ler logo ao acordar, em alguma pausa do dia ou até mesmo no ônibus ou no metrô? Se mesmo assim você continuar com sono, vai algumas dicas simples mas muito eficientes para espantá-lo de vez.

1- Começou a bater aquele sono? Levante-se e dê uns pulinhos. Esse exercício ajuda pois quando estamos acordados, reagimos a estímulos e eles mostram ao corpo que você está acordado. Vale também dar uma volta pela casa, pegar uma água na cozinha, o importante é não ficar parado na hora do sono.



2- Ler em voz alta, ajuda e muito a entender melhor o que se lê e, de quebra, acabar com o sono. Quando lemos, o lobo temporal de nosso cérebro (relacionado à audição) e o lobo frontal (relacionado à fala) se ativam e acabam com a preguiça.



Se mesmo com todas essas dicas você estiver com sono ao ler, comece a considerar um descanso urgenteeeeeeee... 


Fonte: Revista Super Interessante (edição de 314 - Janeiro/2013 - P.31) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para sugestões e contato, envie-nos um comentário.