sexta-feira, 14 de junho de 2013

O Poder do Hábito

Título: O Poder do Hábito
Autor: Duhigg, Charles
Categoria: Autoajuda
Editora: Objetiva
Publicação: 1ª Edição, 2012
Páginas: 408


A categoria de Autoajuda sempre me fez sair correndo, são livros chatos, repetitivos e que no final não te "agregam o valor" prometido na capa. Pois eis que me deparo com O Poder do Hábito, livro lançado o ano passado e que está sempre na lista dos mais lidos sobre negócios. Sim, apesar de ele estar em autoajuda, ele fala sobre empresas e pessoas. Fui fazer o teste e comecei a ler já certa de que não passaria das 10 primeiras páginas, porém o livro que eu tinha em mãos era rico em relatos e estudos e me prendeu até o final. 




Como o nome sugere, ele fala sobre hábitos. Todos nós temos hábitos e se você acha que não tem, com certeza você nunca pensou nas coisas que faz, tente reparar então no que você faz todo dia de manhã antes de ir trabalhar ou então o que você faz todo dia no trabalho?
Quando faz a mesma coisa todos os dias, essa coisa vira um hábito. Muitas pessoas veem o hábito como algo ruim, mas ele não é um vilão, você é quem é, pois eles são apenas um reflexo do que queremos como recompensa. Além de não serem ruins, eles ajudam a reduzir o esforço cognitivo que precisamos toda vez ao exercer uma atividade, como ele é automático não precisa fazer a pessoa pensar muito, pois é uma atividade rotineira.

O hábito em si é composto por três etapas principais: A deixa, A rotina e A recompensa. Essas três etapas formam o chamado "loop de hábito" que você vai entender melhor ao ler o livro. Se você tem um hábito que considera ruim, preste atenção qual é a recompensa ganha por ter essa mesma rotina, dia após dia, preste atenção em você. Assim que descobrir o que você ganha como recompensa, logo que aparecer "A deixa" você vai transformar a rotina por algo que considera bom e obter a mesma recompensa. É meio complicado sem exemplos, mas o livro está cheio deles, exemplos pessoais, de empresas entre outros.



Esse vídeo mostra o próprio Charles Duhigg dando um exemplo de um habito dele mesmo e como conseguiu mudar sem prejudicar sua "recompensa" final. 


Resumo: Livros de autoajuda servem para "mudar pessoas", correto? Bom, pelo menos é essa a intenção principal deles. Gostei do livro "O Poder dos Hábitos" e acredito que me acrescentou muito e mudou a forma como eu via algumas coisas. Porém, ainda não coloquei nada em prática... Esse livro é daqueles que você precisa ler novamente e colocar seu plano em prática já que a primeira leitura foi só para você

conhecer o assunto kkk 


Esse livro vale para quem está envolvido no mundo dos negócios ou para meros mortais que desejam mudar sua capacidade de pensar e de ver o mundo. Super recomendado! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para sugestões e contato, envie-nos um comentário.