quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A Grande Virada da História!

Título: Virada, A
Autor: Greenblatt, Stephen
Categoria: História Geral
Editora: Companhia das Letras
Publicação: 2012
Páginas: 280


Sinopse 
Segundo o poeta romano Lucrécio, tudo o que existe é fruto de algo que ele chama de virada - um pequeno desvio que tira as coisas de sua trajetória natural para criar o novo. Em uma colisão aleatória de diferentes moléculas, surge a vida; com uma mutação genética espontânea, cria-se uma nova espécie. Caso esses pontos de inflexão fossem visíveis e determináveis, certamente um deles remontaria a janeiro de 1417, quando o caçador de livros Poggio Bracciolini resgatou das prateleiras de uma biblioteca monástica a obra-prima de Lucrécio, o poema Da natureza, até então dado como perdido. Era um belo poema contendo as ideias mais perigosas - que o universo funciona sem o auxílio dos deuses, que o medo religioso está destruindo a vida humana, que prazer e virtude não são opostos, mas que estão interligados. Bracciolini, porém, não tinha como adivinhar a reviravolta que estava por vir. Típico homem de seu tempo, era secretário de um papa corrupto e testemunha de excomunhões arbitrárias e execuções sumárias de hereges na fogueira. Seu fascínio pelos textos antigos parecia antes estilístico que ideológico. Este livro conta sua história, e mostra como sua descoberta deu origem à modernidade. 
*
O professor Stephen Greenblatt realizou um trabalho digno do prêmio que recebeu. Vencedor National Book Award 2011, A Virada é uma narrativa sobre um fato ocorrido no século XV que poderia ter mudado toda a trajetória da história, tal como conhecemos hoje, caso não tivesse acontecido. Uma pequena atitude, um gesto que não foi presenciado por ninguém, mas que teve o poder de mudar o curso da história. Discursando sobre todos os aspectos da época que engloba o fato principal, o autor convida o leitor a uma viagem no tempo e no espaço, convida-o a mergulhar em detalhes da nossa própria história.


O livro é uma narrativa de fatos históricos que culminaram na civilização que somos atualmente. Em alguns momentos até uma reflexão sobre os rumos da humanidade se apenas um único evento de uma cadeia não tivesse acontecido. Trata-se de um estudo profundo e detalhado que reflete a sociedade da época, a produção de artes, as origens da literatura e os rumos dos interesses de pessoas, poderosas ou não, em uma época em que os costumes eram totalmente diferentes e os recursos centralizados.


No centro da narrativa, Poggio Bracciolini é um escriba (pessoa contratada para copiar livros à mão) do século XV que resgata do total esquecimento a obra do poeta romano Tito Lucrécio, De Rerum Natura, um manuscrito perdido e um dos livros proibidos por autoridades eclesiásticas, mas ele possivelmente não tinha a menor ideia do que tinha em mãos. Nessa obra, escrita alguns séculos antes, o poeta traz o Epicurismo de volta à luz do conhecimento, um sistema filosófico condenado pela Igreja Católica por abordar preceitos científicos e contrariar a doutrina religiosa, e copia a obra colocando-a em circulação. Logo, outras cópias da obra se espalham pela Europa gerando diversos estudos e questionamentos sobre nossas origens.


Graças a pessoas como Poggio Bracciolini, que simplesmente copiava livros com sua caligrafia suntuosa e protegia livros condenados à fogueira da Inquisição por suspeita de disseminar a heresia, é que as ideias de grandes pensadores desafiaram e superaram o tempo e o espaço e chegaram à nossa era para darmos continuidade ao seu conhecimento. A Virada é um livro que traz informação, cultura e entretenimento em um único volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para sugestões e contato, envie-nos um comentário.