sábado, 12 de janeiro de 2013

A Sabedoria do condado.


Nome do Autor: Noble Smith 
Título original:  The Wisdom of Shire 

Categoria: Literatura Estrangeira/ Contos e Crônicas
Nome da editora: Novo Conceito
Ano de publicação: 2012

Número de páginas: 176 páginas
Classificação:       

Sinopse
Um guia do Hobbit para a vida de milhões de fãs do J.R.R. Tolkien.
Smith mostra que uma toca-hobbit é, na verdade, um estado de espírito e como até as menores pessoas podem ter o valor de um Cavaleiro de Rohan. Ele explora assuntos importantes para os hobbits, como cerveja, comida e amizade, mas também assuntos mais sérios, como coragem, vida em harmonia com a natureza e bem versus mal. 
Como prazeres simples como jardinagem, longas caminhadas e refeições deliciosas com amigos podem fazer você significativamente mais feliz? Por que o ato de dar presentes no seu aniversário em vez de recebê-los é uma ideia tão revolucionária? E como podemos carregar nosso próprio “anel mágico” sem sermos devorados por ele?
A Sabedoria do Condado tem a resposta para essas perguntas.


Resenha
Ganhei esse livro de minha grande amiga Ana Carvalho e adorei o presente!
A Sabedoria do condado é um livro que como a capa sugere fala sobre os Hobbits e sua vida tranquila e duradoura. Cada capitulo conta sobre um aspecto dos hobbits e muitas vezes da terra média em geral, não se limitando apenas as quadras do condado. Para quem ainda não leu ou não assistiu o Hobbit ou o Senhor dos anéis o texto fica um pouco mais difícil, pois o autor utiliza personagens desses dois livros e mais algumas citações de Silmarillion.

Em algumas passagens o livro faz comparações entre a terra média e o mundo onde vivemos hoje. Ele mostra que ter uma toca Hobbit vai além de simplesmente comprar uma verdadeira toca. O que o autor mostra é que a toca Hobbit está onde você está. Como você imagina uma casa de Hobbit? Eu imagino um lugar aconchegante, quente e com iluminação amarelada. Com o interior da casa todo feito em madeira e muita, mas muita comida na dispensa e uma lareira é claro. O autor do livro Noble Smith também é um fã de Tolkien e até ele quando mais novo quis ter um quarto Hobbit. Acabou descobrindo que se você tem um local com as características que você imagina em uma toca Hobbit, pronto você já tem uma. Seja em casa ou no seu local de trabalho. O importante é se sentir aconchegado. 

E quem reclama de andar a pé pode mudar sua concepção após ler esse livro. Claro que as paisagens que ele cita são bem distantes das paisagens de uma cidade grande, mas ainda está valendo a pena caminhar em um parque ou até mesmo passear com o cachorro (se você ainda não tem um cachorro procure por abrigos em sua cidade e adote um, vai fazer bem para sua saúde também). O hábito de andar era muito apreciado pelos Hobbits e por todos da Terra Média. Quer mais uma característica Hobbit? Que tal presentear seus amigos no dia do seu aniversário? Sim isso mesmo, não é você quem ganha o presente e sim seus amigos e parentes próximos. Digo presente não como algo comprado, mas sim coisas suas, livros, cd’s e outras coisas que mesmo que você ainda use seja de alto valor para outra pessoa. Veja como é bom presentear mesmo não sendo presenteado. Essa é umas das coisas que o livro mostra e qualquer pessoa pode começar a fazer essas atitudes simples, porém puras que vão te dar um novo parecer sobre o que realmente é a vida!

Apesar de o autor englobar toda a terra média e não só os Hobbits o livro nos trás uma grande lição de vida. Mostrando como atitudes de hábitos simples podem fazer de você um verdadeiro Hobbit.

Um comentário:

Ana Carvalho disse...

Adorei fófis!!! Vou ler esse livro assim que você me emprestar!! Beijos

Postar um comentário

Para sugestões e contato, envie-nos um comentário.